Para unir a qualificação profissional e o atendimento ao público, os Hospitais Universitários são pontos de referencia nacional e abrigam cerca de 10 mil leitos, quase exlcusivamente destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, no Brasil, existem 46 instituições vinculadas a 32 universidades federais.
Os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos, onde estudantes desenvolvem pesquisas e fortalecem a tecnologia na área hospitalar.
São mantidos pelo Governo Federal e ligados às instituições de ensino superior. Dessa verba, 80% vêm do Ministério da Educação e 20% do Ministério da Saúde.
É dentro dos hospitais universitários que estudantes têm seu primeiro contato com os pacientes e também onde desenvolvem autoconfiança, segurança e o domínio da profissão.
“É muito importante para a segurança e formação profissional. Além disso, percebemos o que gostamos e o que não gostamos de trabalhar. A prática dá um direcionamento na especialização que você deseja atuar no mercado”, conta a dentista Kátia Jane Seibert, que fez estágio durante quarto meses no Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Segundo dados do Ministerio da Educação (MEC), atualmente 72 mil alunos de diversos cursos da área da saúde fazem parte da rede de hospitais universitários e quase 5 mil fazem alguma especialização.
Sem contar que as pesquisas desenvolvidas por alunos contribuem para a area da saúde. Em 2008, por exemplo, foram produzidos 1.244 dissertações, 535 teses e 4.458 artigos internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário