terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dilma discute propostas para Segurança Pública

A candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, se encontrou no último domingo com assessores no escritório político, em Brasília, para finalizar as propostas de Segurança Pública no programa de governo. Alguns pontos discutidos foram a segurança nas fronteiras para combater o crime organizado, a melhoria do sistema penitenciário e a agilidade da Justiça.

Segundo ela, o combate ao crime exige valorização dos policiais que devem ter melhores salários e formação adequada. Um exemplo é o Bolsa Formação que paga R$ 400 para custear estudos do policial. “A gente quer trabalhar com uma polícia do século XXI e não com uma polícia que se baseia pura e simplesmente no policiamento ostensivo.”

Dilma lembrou que a Segurança Pública deve estar articulada com mecanismos que garantam uma política penitenciária adequada. Segundo ela, é importante lembrar que o governo do Rio fez uma parceria importante com o governo federal para resolver a questão dos presos de alta periculosidade. "Isso diminui o uso dos presídios como plataforma do crime”, afirmou.

Dentro das ações de inteligência, a candidata destacou o Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), que permite um patrulhamento eficaz das fronteiras. O Vant voa por quase 23 horas e detecta tudo que esteja acima de 50 centimetros do solo. “Isso permite perceber transporte de armas, drogas e movimentações suspeitas, além de agilizar a ação, tornando-a em tempo real”, disse, lembrando que pretende adquirir mais 10 Vants.

Unidades pacificadoras

As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), segundo Dilma, têm sido um dos elementos mais importantes para derrotar o crime no Rio de Janeiro. “Eu considero que uma grande tarefa no governo, a partir de 2011, e nos outros governos que vierem, será combater e derrotar o crime.”

Dilma comentou a ação policial no Rio de Janeiro realizada ontem, quando bandidos invadiram um hotel de luxo na cidade durante uma fuga. “Se nos fizermos um balanço isento, vamos ver que a polícia agiu prontamente, rápido e prendeu os criminosos.”

Para Dilma, o Rio de Janeiro obteve grandes avanços e um combate sistemático ao crime organizado e ao tráfico de drogas, graças à parceria do governo do estado, das prefeituras com o governo federal





Nenhum comentário:

Postar um comentário