Professores brasileiros vão receber mais qualificação técnica e poderão apresentar propostas para melhorar a qualidade do ensino. Esse é o foco do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) que vai oferecer 230 bolsas de pós-graduação e pós-doutorado, em 14 universidades federais do país.
“É muito interessante o governo investir na carreira docente dos professores, oferecendo recursos que possibilitam a melhora da educação universitária”, disse o coordenador Geral de Relações de Estudantes do Ministério da Educação (MEC), Lucas Maciel.
A candidata à presidência, Dilma Rousseff, também defende a capacitação de professores: “A questão que nos preocupa fundamentalmente é a qualidade da educação. Do ensino básico, passando pelo ensino fundamental, até a pós-graduação. E essa questão está focada no pagamento e na valorização adequada do professor ou professora”.
Dilma também já se comprometeu a ampliar ainda mais acesso ao ensino superior. “Tivemos um processo muito bem sucedido de interiorização [da universidade]. E eu vou continuar de forma acelerada nas cidades pólos das diferentes regiões. Nas cidades menores, vamos continuar expandindo a Universidade”, disse Dilma.
Seleção - As universidades têm até esta sexta-feira, 20/8, para apresentar um plano de trabalho que contribua para a melhora na qualidade do ensino.
O resultado das universidades selecionadas será divulgado dia 27 de agosto no site do Reuni. Também será divulgado o quantitativo de recursos e vagas para cada universidade.
Qualificação - Estudo divulgado esta semana aponta que os brasileiros estão estudando cada vez mais. A pesquisa Doutores 2010 – Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira aponta que o número de doutores no Brasil passou de 2.830, em 1996, para 10.705, em 2008, equivalente a um aumento de 278% em 12 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário