Hoje, 12 de agosto, comemoramos Dia Internacional da Juventude. Por isso, considero importante lembrarmos algumas conquistas e direitos dos jovens garantidos durante o governo Lula:
…mais educação e qualificação profissional!
- 3 milhões de jovens atendidos pelo PROJOVEM puderam concluir o ensino fundamental e aprender uma profissão;
- 500 mil vagas com a construção de 214 novas escolas técnicas até o final de 2010;
- Mais de 700 mil jovens beneficiados pelas bolsas de estudos do PROUNI;
- 16 novas universidades federais e 134 novos campi/extensões até o final do ano: o dobro de vagas no ensino superior.
…mais inclusão social!
- 2 milhões de jovens entre 16 e 18 anos beneficiados pelo Bolsa Família;
- Pronasci: o programa que está levando uma cultura de paz para diversas comunidades já beneficiou 30 mil jovens expostos à violência com atividades culturais, esportivas e educacionais,
- Criação do Programa Nacional de Combate ao Crack: prevenção, reinserção social e uma grande mobilização da sociedade contra esta armadilha e a favor da vida!
…mais lazer, esporte e cultura!
- 4 mil Pontos de Cultura instalados em 1.122 municípios: oportunidade e espaço para produzir e acessar cultura!
- 150 Praças de Juventude em construção em todas as regiões do país: ginásio coberto, pistas de atletismo e skate, teatro de arena e muito mais à disposição dos jovens;
- Programa Segundo Tempo: 3,6 milhões de alunos beneficiados com atividades esportivas no contraturno escolar.
…mais inclusão digital!
- Mais computadores adquiridos pelos brasileiros e implantação de laboratórios de informática em todas as escolas urbanas brasileiras até o final de 2010;
- Plano Nacional de Banda Larga: o triplo de domicílios com acesso a internet rápida. Serão milhões de jovens conectados em todo o país.
…mais possibilidades de organização.
- Criação do Conselho e da Secretaria Nacional de Juventude;
- Realização da I Conferência Nacional de Juventude: 400 mil jovens de todo o país mobilizados para debater políticas públicas para a juventude.
Dilma já declarou que: “Os jovens são elemento fundamental em qualquer processo de construção de uma nação, uma sociedade”. Com ela, teremos cada vez mais oportunidades para a juventude!
Conheça as propostas de Dilma e saiba porque o Brasil e a vai seguir mudando!
- Criar escolas técnicas em municípios com mais de 50 mil habitantes;
- Ampliar o acesso à universidade, expandindo e fortalecendo ainda mais a rede pública e o ProUni;
- Ampliar a permanência dos jovens no Ensino Médio, através de assistência estudantil, profissionais qualificados e escola de qualidade;
- Construir 800 Praças do PAC, levando novas opções de lazer, esporte e cultura às comunidades;
- Disponibilizar 10 mil quadras esportivas cobertas nas escolas brasileiras;
- Inserir a juventude nos preparativos da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, gerando mais empregos, mais disponibilidade de equipamentos públicos e mais incentivos ao esporte;
- Democratizar o acesso à internet, disponibilizando a Banda Larga também nas escolas e no meio rural;
- Combater o crack com eficiência, prevenção e apoio aos jovens.
Instituir o Sistema Estadual de Políticas para a Juventude, articulando as políticas, programas e ações dos governos federal, estadual e municipais.
Promover ações de cultura, saúde, mobilidade urbana, moradia, esporte e lazer de modo integrado e articulado com uma Política Estadual de Juventude, cujo eixo deve ser o jovem e o território, contemplando as diversidades regionais, étnicas e raciais, culturais, de gênero, de orientação sexual.
Implantar, progressivamente, escolas de tempo integral na rede, especialmente no Ensino Médio e Profissionalizante, e utilizar os programas de transferência de renda implantados em São Paulo pelo governo federal e estadual para assegurar a permanência dos alunos mais carentes.
Expandir fortemente a oferta de vagas e cursos na Educação Profissional.
Trabalhar para erradicar o analfabetismo juvenil e ampliar a qualidade do ensino na Rede Estadual de Educação.
Implementar com prioridade uma política de segurança pública que assegure o direito à vida e à integridade física dos jovens.
Implementar uma saúde pública que leve em consideração as necessidades específicas dos jovens, especialmente das mulheres, negros e LGBTs.
Participe da elaboração dos Programas de Governo para a Juventude de Dilma e Mercadante. Acesse os links abaixo e contribua com suas sugestões:
Programa de Governo Dilma
Programa de Governo Mercadante
Nenhum comentário:
Postar um comentário