quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A vingança de Lula…

Nesses pouco mais de 7 anos de governo Lula, algumas passagens políticas ficaram, digamos, entalado ao Presidente. O ápice foi a crise do mensalão e, também, por não ter ganho no 1º.turno as eleições de 2002 e 2006.

A oposição ao invés de fazer política, com “P”, preferiu judicializar a política, entrou com vários pedidos de impedimento do Presidente, sem falar é claro, de tentar impedir o Executivo federal de executar políticas publicas, como o Bolsa-família e o PROUNI.

Ainda, não se pode esquecer, a truculência de Jorge Bornhausen (DEM-SC) em 2005 -”vamos acabar com aquela raça”.

Como a vingança é um prato que se come frio, agora Lula começa a degustar o prato com mais sabor, primeiro porque a sua candidata, Dilma Rousseff, está bastante a frente nas pesquisas e com possibilidades concretas de vencer no 1º.turno.

Os seus aliados nos Estados, principalmente nos principais do país, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais estão indo bem.

Agora Lula irá aproveitar de sua alta popularidade para fortalecer uma boa bancada governista no Senado Federal, parlamento esse, que lhe deu mais trabalho e alguns constrangimentos políticos.

Imaginando a vitória de Dilma no 1º.turno e a construção de uma forte bancada governista, um possível governo petista não teria forte oposição, a não ser a voracidade por cargos do PMDB e a política interna do PT, fora isso, as condições para avançar nas políticas sociais e econômicas são grandes.

A possibilidade de isso ocorrer é grande, isso não seria somente a vingança de Lula, mas também, daqueles que sempre foram renegados da construção de uma cidadania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário